SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Instrução particular e a oferta de internato na Província de Sergipe (1840-1888)Contexto escolar e sentidos de educação de qualidade para o ensino médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

LUIZ, Maria Cecília; MARCHETTI, Rafaela  y  GOMES, Ronaldo Martins. Políticas educacionais no Brasil: direito e obrigatoriedade na educação infantil. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.28-38. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.03.

Este artigo objetivou tratar duas importantes reflexões sobre a infância e as políticas públicas de educação brasileiras: uma, diz respeito à implementação dessas políticas, principalmente, depois da promulgação da Lei nº 12.796/13, que estabelece a obrigatoriedade na escola de crianças a partir de quatro anos de idade. A outra está relacionada com a análise de diferentes concepções sobre a infância. Com o propósito de realizar um trabalho intelectual e reflexivo, consideramos alguns embates e conquistas que geraram - e ainda geram - determinadas políticas educacionais. Com esta investigação qualitativa, desenvolvida por meio de análises documentais e textos científicos, concluímos que há ausência da garantia de direito às crianças, quando entendemos que este deve ser pautado em valores de respeito ao ser humano e à sua dignidade, com vistas à formação de uma cultura escolar que priorize igualdade e diversidade e a um ensino de qualidade que seja vivenciado na escola, pois questões básicas, como falta de locais de oferta ou tipos de atendimento: integral ou parcial, público, privado ou conveniado; omissão em relação às crianças de 0 a 3 anos de idade; formação inicial para docentes; assistência financeira do governo federal aos municípios; responsabilidade dos municípios em aumentar o número de vagas; discussão sobre a função social da educação infantil (EI): importância da socialização da criança, do desenvolvimento da sua autonomia e da sua função adaptativa para apreender determinadas regras de comportamento e limites, etc., não foram discutidas e muito menos resolvidas.

Palabras clave : Educação Infantil; Políticas Educacionais; Direito e Obrigatoriedade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )