SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Políticas educacionais no Brasil: direito e obrigatoriedade na educação infantilEscola pública e professor como adulto de referência: indispensáveis em qualquer projeto de nação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares  y  OLIVEIRA, Marcia Betania de. Contexto escolar e sentidos de educação de qualidade para o ensino médio. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.39-47. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.04.

Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa realizada com docentes de duas escolas públicas de ensino médio no Estado do Ceará que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), sobre os sentidos atribuídos à qualidade na educação. Na metodologia, discutimos as falas dos docentes em torno dos sentidos de qualidade em relação às atividades realizadas no Proemi. Utilizamos, como operador teórico, o ciclo de políticas de Ball e Bowe, na perspectiva de rompermos com a polarização dicotômica entre política e prática. Consideramos que os sentidos de qualidade são ressignificados a partir da cultura escolar, tendo acepções diferentes em cada realidade, visto que são resultados de embates e disputas que envolvem múltiplos interesses da escola. Assim, as ressignificações efetivadas nas escolas se diferenciam de acordo com o grau de reconhecimento e com a credibilidade da instituição, de sua história e de sua relação com a comunidade escolar e com os órgãos diretivos.

Palabras clave : Sentidos de Qualidade; Tradução de Políticas; Contexto da Prática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )