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Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SEFFNER, Fernando. Escola pública e professor como adulto de referência: indispensáveis em qualquer projeto de nação. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.48-57. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.05.

O texto discute a natureza e as tarefas do espaço público no Brasil, tomando como exemplo a função pedagógica da escola pública. A escola é abordada em uma dupla-chave: como local de alfabetização científica e como local de sociabilidade, a sociabilidade do espaço público e dos ideais republicanos, que difere da sociabilidade familiar. O professor é discutido também em dupla-chave: aquele que tem expertise em uma área do conhecimento e o professor como adulto de referência, servidor público que opera a política pública de educação, diferente da educação que se dá em casa. A experiência escolar é uma experiência de relação direta com a autoridade pública, adequada à idade das crianças e jovens. E o professor público é uma função de estado. Essas características têm sido notavelmente esquecidas em muitos debates, o que compromete o caráter público da educação e o importante papel que ela pode ter na construção de um país com densidade democrática e expertise científica.

Palabras clave : Escola Pública; Professor; Espaço Público.

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