SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Public school, teacher and adult reference: Essential elements in any project of nationThe agency Deleuze-Guattari: Considerations about research method and training of researchers in education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

LOCKMANN, Kamila. A educacionalização do social e as implicações na escola contemporânea. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.58-67. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.06.

O texto discute a articulação entre educação e assistência social, percebendo suas implicações na escola contemporânea. A partir de lentes foucaultianas, analisa-se um conjunto de documentos que legislam sobre as Políticas de Assistência Social, assim como entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores de escolas públicas. Argumenta-se que vivemos, no Brasil contemporâneo, um fenômeno denominado educacionalização do social, o qual aponta a Educação como instância de solução para uma variedade de problemas sociais. Tal fenômeno produz (re)configurações na escola: (i) o papel expansionista da escola contemporânea, ou seja a ampliação de suas funções; e (ii) a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares, onde os conhecimentos escolares sofrem modificações importantes, passando a incorporar questões relativas à forma como os sujeitos são conduzidos e como devem conduzir a si mesmos. Assim, a aprendizagem torna-se fundamental para a efetivação do governo de si mesmo.

Keywords : Assistência Social; Educação; Escola Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )