SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The agency Deleuze-Guattari: Considerations about research method and training of researchers in educationTraining, research and extension in entering the field of Early Childhood Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

HORTENCIO, Lucélia Bárbara Moraes  and  GUIMARAES, Iara Vieira. Educação Ambiental em (re)vista: a produção discursiva da Revista Nova Escola. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.76-86. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.08.

O artigo discute as possibilidades que a Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, apresenta aos educadores, na sua complexa tarefa de promover a Educação Ambiental. Analisa os diferentes tipos de textos e os sentidos produzidos pela referida revista sobre a questão da Educação Ambiental no contexto escolar, intentando responder as seguintes questões: como as questões ambientais são apresentadas na Revista Nova Escola? Como a revista procura formar o professor para atuar na Educação ambiental? Inspirados em autores do campo da educação, do meio ambiente e da mídia, a pesquisa documental nos possibilitou compreender que o professor, para a revista analisada, é visto como um sujeito que necessita de modelos de práticas pedagógicas, muito mais do que da preocupação com a formação contextualizada. A revista é prescritiva com relação às sugestões metodológicas e modelos de práticas de ensino, dando ênfase ao pragmatismo, mais do que a formação do docente crítico-reflexivo.

Keywords : Educação Ambiental; Formação Docente; Mídia Impressa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )