SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O agenciamento Deleuze-Guattari: considerações sobre método de pesquisa e formação de pesquisadores em educaçãoFormação, pesquisa e extensão na inserção ao campo da Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

HORTENCIO, Lucélia Bárbara Moraes  e  GUIMARAES, Iara Vieira. Educação Ambiental em (re)vista: a produção discursiva da Revista Nova Escola. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.76-86. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.08.

O artigo discute as possibilidades que a Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, apresenta aos educadores, na sua complexa tarefa de promover a Educação Ambiental. Analisa os diferentes tipos de textos e os sentidos produzidos pela referida revista sobre a questão da Educação Ambiental no contexto escolar, intentando responder as seguintes questões: como as questões ambientais são apresentadas na Revista Nova Escola? Como a revista procura formar o professor para atuar na Educação ambiental? Inspirados em autores do campo da educação, do meio ambiente e da mídia, a pesquisa documental nos possibilitou compreender que o professor, para a revista analisada, é visto como um sujeito que necessita de modelos de práticas pedagógicas, muito mais do que da preocupação com a formação contextualizada. A revista é prescritiva com relação às sugestões metodológicas e modelos de práticas de ensino, dando ênfase ao pragmatismo, mais do que a formação do docente crítico-reflexivo.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Formação Docente; Mídia Impressa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )