SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Educação Ambiental em (re)vista: a produção discursiva da Revista Nova EscolaCrianças precoces com indicadores de altas habilidades/superdotação: as características que contrariam a imagem de aluno "ideal" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

COCO, Valdete; ALVES, Kallyne Kafuri  y  FERREIRA, Greziele Corrêa. Formação, pesquisa e extensão na inserção ao campo da Educação Infantil. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.87-95. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.09.

Em articulação com as discussões sobre a formação inicial de professores para o campo da Educação Infantil (EI), focalizamos aprendizagens advindas de atividades de pesquisa, articuladas à extensão, decorrentes da parceria com um centro municipal de EI, estabelecida no bojo das ações de um grupo vinculado ao Programa de Educação Tutorial. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, pautados na ideia de encontros formativos, abordamos as vivências carreadas com os encontros entre profissionais atuantes na EI e graduandos em formação. Com abordagem qualitativa exploratória, analisamos dados provenientes de documentos elaborados no período de 2010 a 2013 pelo grupo. Os dados sinalizam a constituição de um processo formativo ampliado, mobilizado em articulação com a formação de professores no campo da EI, que se insere nas problematizações sobre as possibilidades relacionais entre a universidade e as instituições de EI, com implicações na constituição dos grupos envolvidos.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação Infantil; Programa de Educação Tutorial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )