SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Precocious children with indicators of high ability/giftedness: The characteristics that oppose the image of "ideal" studentUse of a hybrid technological pedagogical tool in the initial training of teachers in France author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

MOREIRA, Ana Elisa da Costa; OLIVEIRA, Katya Luciane de  and  SCACCHETTI, Fabio Alexandre Pereira. O processo de ensino e aprendizagem em questão: implicações metodológicas e motivacionais. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.106-116. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.11.

A presente pesquisa objetivou investigar as estratégias de ensino utilizadas pelos professores, bem como as bases teóricas utilizadas no processo. E, como desdobramento, buscou-se conhecer as estratégias de aprendizagem e os aspectos motivacionais apresentados pelos alunos do ensino Fundamental 1. O método para a análise dos dados foi o descritivo, com delineamentos de levantamento e correlacional. Participaram da pesquisa 348 crianças entre 6 e 13 anos de duas escolas municipais do norte do Paraná e seus respectivos professores. Os dados foram coletados por meio da Escala de Estratégias de Aprendizagem, Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental e questionário sobre as Estratégias de Ensino do Professor. Os resultados demonstraram que alunos mais novos recorrem ao uso de Estratégias e mantêm comportamento semelhante aos demais quanto ao continuum motivacional. Professores que incentivam o uso sistemático das estratégias contribuem com a manutenção de uma boa qualidade motivacional dos estudantes.

Keywords : Estratégias de Ensino; Estratégias de Aprendizagem; Motivação no Contexto Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )