SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Crianças precoces com indicadores de altas habilidades/superdotação: as características que contrariam a imagem de aluno "ideal"Utilização de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido na formação de professores na França índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MOREIRA, Ana Elisa da Costa; OLIVEIRA, Katya Luciane de  e  SCACCHETTI, Fabio Alexandre Pereira. O processo de ensino e aprendizagem em questão: implicações metodológicas e motivacionais. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.106-116. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.11.

A presente pesquisa objetivou investigar as estratégias de ensino utilizadas pelos professores, bem como as bases teóricas utilizadas no processo. E, como desdobramento, buscou-se conhecer as estratégias de aprendizagem e os aspectos motivacionais apresentados pelos alunos do ensino Fundamental 1. O método para a análise dos dados foi o descritivo, com delineamentos de levantamento e correlacional. Participaram da pesquisa 348 crianças entre 6 e 13 anos de duas escolas municipais do norte do Paraná e seus respectivos professores. Os dados foram coletados por meio da Escala de Estratégias de Aprendizagem, Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental e questionário sobre as Estratégias de Ensino do Professor. Os resultados demonstraram que alunos mais novos recorrem ao uso de Estratégias e mantêm comportamento semelhante aos demais quanto ao continuum motivacional. Professores que incentivam o uso sistemático das estratégias contribuem com a manutenção de uma boa qualidade motivacional dos estudantes.

Palavras-chave : Estratégias de Ensino; Estratégias de Aprendizagem; Motivação no Contexto Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )