SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The process of teaching and learning in question: Methodological and motivational implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ANDRADE, Paula Virgínia Chaves Cabral  and  ACIOLY-REGNIER, Nadja Maria. Utilização de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido na formação de professores na França. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.117-128. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.12.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido (DPTH) desenvolvido para formação inicial de professores primários na França. Procurou-se analisar os efeitos da retextualização de gêneros escritos no desenvolvimento de competências profissionais, tomando por base os autores Acioly-Régnier (2007, 1997), Dell'Isola (2007) Pastré (2011), Pastré et al. (2006), Tardif (2000) e Vergnaud (2013, 1994, 1990), entre outros. O DPTH foi utilizado experimentalmente em uma disciplina na Universidade de Lyon 2 com 14 estudantes do Master 1. As atividades desses estudantes, durante um semestre letivo, foram registradas em um blog. Foram selecionados como elementos de análise os gêneros textuais escritos dos futuros docentes que simulavam conflitos e soluções de situações vivenciadas na sala de aula. Os resultados mostram a utilização simultânea de conceitos e instruções oficiais no tratamento dos conflitos pedagógicos evocados.

Keywords : Formação de Professores; Desenvolvimento de Competências; Retextualização de Gêneros Escritos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )