SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O processo de ensino e aprendizagem em questão: implicações metodológicas e motivacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

ANDRADE, Paula Virgínia Chaves Cabral  y  ACIOLY-REGNIER, Nadja Maria. Utilização de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido na formação de professores na França. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.117-128. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.12.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido (DPTH) desenvolvido para formação inicial de professores primários na França. Procurou-se analisar os efeitos da retextualização de gêneros escritos no desenvolvimento de competências profissionais, tomando por base os autores Acioly-Régnier (2007, 1997), Dell'Isola (2007) Pastré (2011), Pastré et al. (2006), Tardif (2000) e Vergnaud (2013, 1994, 1990), entre outros. O DPTH foi utilizado experimentalmente em uma disciplina na Universidade de Lyon 2 com 14 estudantes do Master 1. As atividades desses estudantes, durante um semestre letivo, foram registradas em um blog. Foram selecionados como elementos de análise os gêneros textuais escritos dos futuros docentes que simulavam conflitos e soluções de situações vivenciadas na sala de aula. Os resultados mostram a utilização simultânea de conceitos e instruções oficiais no tratamento dos conflitos pedagógicos evocados.

Palabras clave : Formação de Professores; Desenvolvimento de Competências; Retextualização de Gêneros Escritos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )