SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O processo de ensino e aprendizagem em questão: implicações metodológicas e motivacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ANDRADE, Paula Virgínia Chaves Cabral  e  ACIOLY-REGNIER, Nadja Maria. Utilização de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido na formação de professores na França. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.117-128. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.12.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido (DPTH) desenvolvido para formação inicial de professores primários na França. Procurou-se analisar os efeitos da retextualização de gêneros escritos no desenvolvimento de competências profissionais, tomando por base os autores Acioly-Régnier (2007, 1997), Dell'Isola (2007) Pastré (2011), Pastré et al. (2006), Tardif (2000) e Vergnaud (2013, 1994, 1990), entre outros. O DPTH foi utilizado experimentalmente em uma disciplina na Universidade de Lyon 2 com 14 estudantes do Master 1. As atividades desses estudantes, durante um semestre letivo, foram registradas em um blog. Foram selecionados como elementos de análise os gêneros textuais escritos dos futuros docentes que simulavam conflitos e soluções de situações vivenciadas na sala de aula. Os resultados mostram a utilização simultânea de conceitos e instruções oficiais no tratamento dos conflitos pedagógicos evocados.

Palavras-chave : Formação de Professores; Desenvolvimento de Competências; Retextualização de Gêneros Escritos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )