SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Izquierdas uruguayas y algunas experiencias educativas y formativas: Montevideo, 1920-1950A concepção de história e de educação em Lorenzo Luzuriaga e sua repercussão no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

BARREIRA, Luiz Carlos. Educação popular em Portugal: professores em defesa das Escolas Primárias Superiores (Porto, 1925). Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.155-165. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.02.

Este trabalho apresenta resultados de investigação histórica sobre a atuação organizada de professores no apagar das luzes da Primeira República portuguesa. Orientado pelas reflexões de Norberto Bobbio sobre os intelectuais e o poder, destaca a atuação de um grupo de professores que protagonizou mudanças curriculares significativas na história das escolas primárias superiores, então existentes em Portugal. Organizados em torno de um grêmio - Grêmio dos Professores de Escolas Primárias Superiores, cujo órgão oficial intitulava-se O Ensino do Povo -, tais professores promoveram uma campanha em defesa das escolas em que lecionavam, em resposta às críticas e ameaças de extinção que pairavam sobre elas. Uma vez concluída a investigação, foi possível afirmar que a atuação organizada desses professores possibilitou a promoção de reformas do ensino, por assim dizer, "de baixo para cima".

Palabras clave : Intelectuais; Educação Popular; Primeira República Portuguesa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )