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Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MARTINELI, Telma Adriana Pacifico  e  MOREIRA, Jani Alves da Silva. A concepção de história e de educação em Lorenzo Luzuriaga e sua repercussão no Brasil. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.166-175. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.03.

Este trabalho apresenta resultados de investigação histórica sobre a atuação organizada de professores no apagar das luzes da Primeira República portuguesa. Orientado pelas reflexões de Norberto Bobbio sobre os intelectuais e o poder, destaca a atuação de um grupo de professores que protagonizou mudanças curriculares significativas na história das escolas primárias superiores, então existentes em Portugal. Organizados em torno de um grêmio - Grêmio dos Professores de Escolas Primárias Superiores, cujo órgão oficial intitulava-se O Ensino do Povo -, tais professores promoveram uma campanha em defesa das escolas em que lecionavam, em resposta às críticas e ameaças de extinção que pairavam sobre elas. Uma vez concluída a investigação, foi possível afirmar que a atuação organizada desses professores possibilitou a promoção de reformas do ensino, por assim dizer, "de baixo para cima".

Palavras-chave : História da Educação; Lorenzo Luzuriaga; Escola Nova.

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