SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A concepção de história e de educação em Lorenzo Luzuriaga e sua repercussão no BrasilDiálogo sobre a mulher entre Madame Chrysanthème e Afrânio Peixoto na década de 1930 - Fronteiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

BILHAO, Isabel. Imprensa e educação operária: análise da difusão do ensino racionalista em jornais anarquistas brasileiros (1900-1920). Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.176-184. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.04.

O artigo objetiva analisar a difusão dos preceitos educacionais racionalistas voltados à educação dos trabalhadores e seus filhos, realizada em veículos da imprensa anarquista, durante as primeiras décadas do século XX. Com base em amostras de textos publicados nos jornais A Luta, de Porto Alegre; A Voz do Trabalhador, do Rio de Janeiro e A Lanterna, de São Paulo, pretende-se observar os argumentos em defesa do racionalismo pedagógico, em suas relações com a construção da imagem e da memória do pedagogo Francisco Ferrer, fundador da Escola Moderna. Parte-se do princípio de que, nas décadas iniciais da República, intensificou-se a organização do operariado urbano, e a educação escolar desse grupo passou a ser vista como um importante campo de batalhas ideológicas, momento em que a imprensa se tornou uma das principais armas de combate e de divulgação de concepções, dentre elas, a racionalista. Assim, essa discussão pretende contribuir para a ampliação do conhecimento sobre as primeiras iniciativas de educação escolar para os trabalhadores fora do âmbito estatal no Brasil.

Palabras clave : Imprensa; Educação Operária; Pedagogia Racionalista.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )