SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2O ProInfo e a disseminação da Tecnologia Educacional no BrasilRapazes negros e pobres na educação de jovens e adultos: um estudo sobre a relação entre masculinidades e raça índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

MEDEIROS, Hugo Augusto Vasconcelos. A Universidade Federal de Pernambuco e a "Política de Editais": uma análise a partir do ciclo de políticas públicas. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.215-223. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.07.

O objetivo deste artigo é avaliar a "política de editais" da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com base no ciclo de políticas públicas de Stephen Ball. Pretende-se investigar a trajetória da "política de editais" para entender seus processos e resultados, observando os contextos de influência, da produção do texto e da prática a partir da análise dos textos e discursos do Plano Estratégico Institucional 2003-2013 (PEI), do Plano de Desenvolvimento Institucional 2009-2013 (PDI), dos jornais Incampus (2009-2013) e dos editais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ). Destacamos que a formulação da estratégia sobre pesquisa deu-se a partir de uma posição aquiescente com modelos nacionais e internacionais, através de práticas e discursos que fomentam pesquisadores e grupos com bons resultados, procurando criar um sentido de totalidade, inefabilidade e continuidade.

Palabras clave : Ciclo de Políticas Públicas; Gestão Universitária; Política Institucional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )