SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A Universidade Federal de Pernambuco e a "Política de Editais": uma análise a partir do ciclo de políticas públicasFundamentos epistemológicos da ciência Didática: contribuições de Mikhail A. Danilov índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

BRITO, Rosemeire dos Santos. Rapazes negros e pobres na educação de jovens e adultos: um estudo sobre a relação entre masculinidades e raça. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.224-233. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.08.

Este artigo apresenta resultados parciais de um estudo realizado em uma escola de educação de jovens e adultos da rede municipal de São Paulo, com o propósito de verificar possíveis razões para a sobre presença de rapazes negros e pobres nessa modalidade de ensino. Os conceitos de juventude(s), masculinidade(s), raça, racismo e gênero, pensados de forma articulada, orientaram a análise. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, coletivas e individuais, com estudantes condizentes com esse perfil, tendo em vista acessar símbolos culturais que possivelmente estruturaram masculinidades em sua relação com o rendimento escolar. A análise revela que muitos compartilhavam significados de gênero condizentes com o que esperavam ser o modelo mais aceitável de ser homem nas escolas. O estudo constata também que rapazes negros compartilhavam um padrão marginalizado, em função das contradições envolvidas em sua corporeidade, enquanto símbolo e fonte de expressão de masculinidade.

Palavras-chave : Gênero; Raça; Juventude(s).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )