SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Rapazes negros e pobres na educação de jovens e adultos: um estudo sobre a relação entre masculinidades e raçaA captura do tempo e a constituição do sujeito pesquisador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

AQUINO, Orlando Fernández. Fundamentos epistemológicos da ciência Didática: contribuições de Mikhail A. Danilov. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.234-244. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.09.

O propósito deste artigo consiste em apresentar as principais contribuições do didata russo Mikhail A. Danilov (1899-1973) para a consolidação da Didática como ciência independente. Essas contribuições demarcam-se no que pode ser considerado o núcleo principal das categorias que definem a Didática científica: fundamentos filosóficos, conceito, objeto, leis, princípios científicos e tarefas dessa ciência. O referencial teórico tem sido a Dialética Materialista e a Didática Desenvolvimental. Os procedimentos metodológicos foram a análise crítica das obras do autor, a contextualização de seu pensamento com as fontes filosóficas, assim como com a obra de outros didatas que apresentam preocupações similares às do autor. O resultado foi uma nova síntese do pensamento didático de M.A. Danilov, cotejado com outras fontes e autores. O artigo apresenta as categorias principais da ciência Didática, tornando-se uma ferramenta para a formação pedagógico-didática de estudantes e professores em exercício.

Palavras-chave : Fundamentos Epistemológicos; Ciência Didática; Categorias da Didática; Mikhail A. Danilov.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )