SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Fundamentos epistemológicos da ciência Didática: contribuições de Mikhail A. DanilovLobisomem juvenil: uma leitura biopolítica da adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

WALTER, Bruno Eduardo Procopiuk. A captura do tempo e a constituição do sujeito pesquisador. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.245-253. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.202.10.

Esta pesquisa teve por objetivo compreender a constituição do sujeito pesquisador a partir da apropriação e uso de seu tempo. Para isto, pautando-se num referencial teórico foucaultiano, foram consultados documentos e analisadas um total de 30 entrevistas realizadas com docentes e pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação na Universidade Estadual de Maringá. Pôde-se perceber que, ao longo de sua existência, o pesquisador tem seu tempo capturado pela escola-universidade. Seu tempo não é apenas capturado, mas é-lhe exigido que ocupe seu tempo de forma cada vez mais intensa e produtiva. Em decorrência, o tempo para si, o tempo gerido por si tende a ser reduzido. Por fim, cabe notar que a forma de ser pesquisador produzida no presente não é a única possível. Importa, na atualidade, refletir e criar formas outras de ser pesquisador que não aquelas impostas pelos dispositivos existentes e que lhe fixam uma identidade.

Palavras-chave : Captura do Tempo; Constituição do Sujeito; Sujeito Pesquisador; Cuidado de Si.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )