SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3L'Espace de coexistence hybride, multimodal, pervasif et ubiquitaire: le quotidien de l'éducation à la citoyennetéEn la radio, en el libro y en la televisión, Petrona enseña a cocinar. La transmisión del saber culinario, Argentina (1928-1960) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

PETIT, Thomas Louis Yvon  y  SANTOS, Gilberto Lacerda. Interconexões entre a educação e o smartphone: proposta de um framework contextualizador da aprendizagem nômade. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.3, pp.309-318. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.04.

Neste artigo, apresentamos a síntese de uma pesquisa bibliográfica na qual procuramos identificar uma consistência conceitual e pedagógica acerca do mobile learning. Explorado em uma investigação de tipo design and development research, no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, esse objeto de estudo emergente foi teoricamente fundamentado a partir do pensamento pedagógico de Freire e Dewey. A síntese é desenvolvida em torno de três eixos: a consideração dos diversos ambientes do cotidiano dos aprendentes, a democratização e liberdade dadas aos aprendentes no design de suas experiências de aprendizagem e a intercomunicação e colaboração em comunidade. A partir desses resultados, sugerimos o desenvolvimento da aprendizagem nômade como linha de pesquisa e de prática específica do mobile learning, representativa da necessidade de conectar a educação com o nomadismo em rede. Tal conexão é ilustrada no final do artigo com a proposta de um framework contextualizador da aprendizagem nômade.

Palabras clave : Aprendizagem Nômade; Framework Contextualizador; Pesquisa Bibliográfica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )