SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Prácticas culturales de consumo: limitaciones y posibilidades en la movilización de la relación diversidad, educación matemática y subjetividades juvenilesTrajetórias de professoras assistentes do Instituto de Educação do Rio de Janeiro nos anos 1960 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

GUIMARAES, Ana Carolina Pessoa; SOUZA, Júlia Teixeira  y  LEAL, Telma Ferraz. A oralidade na proposta curricular de Camaragibe: o que pensam as professoras?. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.3, pp.348-358. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.08.

Este estudo teve como objetivo analisar a Proposta Curricular da Rede Municipal de Camaragibe - PE, a fim de investigar quais orientações sobre o ensino da oralidade são disponibilizadas no documento e investigar o entendimento e as opiniões de professoras dessa rede sobre o que é proposto no texto. Com base na abordagem sociointeracionista de ensino da língua, a pesquisa foi realizada por meio de análise documental da Proposta Curricular da Rede Municipal de Camaragibe - PE e de entrevistas semiestruturadas com oito professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que o documento disponibiliza orientações para o ensino da oralidade, contemplando diferentes dimensões do trabalho nesse eixo de ensino; as professoras concordavam com as orientações dadas, porém, tinham dificuldades para realizar atividades específicas para o ensino da oralidade e pouco domínio teórico sobre o tema.

Palabras clave : Currículo; Oralidade; Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )