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Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
LOPES, Sonia Castro. Trajetórias de professoras assistentes do Instituto de Educação do Rio de Janeiro nos anos 1960. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.3, pp.359-366. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.09.
Este artigo analisa a trajetória de professoras assistentes do Instituto de Educação do Rio de Janeiro na década de 1960, cuja única formação, geralmente, ocorria em escolas normais, de nível médio. O ingresso dessas docentes justificava-se pela carência de profissionais mais qualificados e pelo aumento do fluxo de normalistas em razão da expansão da rede pública escolar. A abordagem teórica incorpora estudos sobre trajetórias de acordo com Giovani Levi e Claude Dubar, considerações a respeito da socialização realizada pelo programa institucional segundo a visão de François Dubet, além do conceito de experiência, na acepção de Edward P. Thompson, enquanto a metodologia baseia-se na análise documental e produção de entrevistas à luz da história oral. Conclui-se que o trabalho docente, apesar de possuir forte carga de subjetividade, pressupõe uma ação que depende da adesão dos sujeitos ao projeto escolar.
Palabras clave : História da Educação; Instituto de Educação; Professoras Assistentes.