SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Trajetórias de professoras assistentes do Instituto de Educação do Rio de Janeiro nos anos 1960As linhas ou alinhavos do tempo: jogos de linguagem e os sentidos de tempo nas Políticas Curriculares de História índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

PANIZZOLO, Claudia  y  BELO, Milena Domingos. Educar a infância para o futuro da nação: uma análise da Série de Leitura Puiggari-Barreto (1890-1920). Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.3, pp.367-376. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.10.

Os professores Romão Puiggari e Arnaldo de Oliveira Barreto publicaram, a partir de 1903, a Série de Leitura Puiggari-Barreto, obra destinada à escola primária, importante material que fora utilizado para a efetivação da função estabelecida para a instituição escolar: formar o cidadão republicano de modo que este fosse ordeiro, disciplinado, saudável, higiênico e patriota. Por meio de análise do conteúdo e de imagens, este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que investiga as representações acerca de um ideal de infância brasileira presentes na obra, bem como a centralidade conferida à escola como instituição responsável pela socialização das crianças, tendo como base o conceito de representação desenvolvido por Chartier (1990).

Palabras clave : Livros de Leitura; Série Puiggari-Barreto; Representação; História da Infância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )