SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3As linhas ou alinhavos do tempo: jogos de linguagem e os sentidos de tempo nas Políticas Curriculares de História índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

COELHO, Wilma de Nazaré Baía  y  SILVA, Carlos Aldemir Farias da. A produção intelectual docente na pós-graduação em Educação no norte do Brasil: avanços e desafios. Educação. UNISINOS [online]. 2016, vol.20, n.3, pp.387-399. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.12.

A institucionalização dos cursos de pós-graduação no Brasil completou, em 2015, cinquenta anos. Este artigo objetiva o mapeamento reflexivo acerca da produção intelectual docente em educação na pós-graduação no Norte do país no período de 2010-2014. O levantamento de dados realizado em fevereiro de 2015 satisfez cinco etapas: (i) conformação do quadro docente a partir do acesso às páginas Web dos programas examinados na UEPA, UNIR, UFPA e UFAM; (ii) arrolamento de artigos, livros e capítulos na plataforma Lattes CNPq; (iii) aprofundamento quantitativo e qualitativo da produção no tocante às palavras-chave; (iv) agrupamento, integração e correlação entre as linhas de pesquisa dos programas considerando para tal inflexão a ênfase por meio das palavras-chave; (v) consubstanciamento dos dados levantados na plataforma Lattes e nas páginas Web com os relatórios CAPES. Pautados pela análise de conteúdo (Bardin, 2000) e na pesquisa quantitativa (Gatti, 2004), realizamos a sistematização e análise dos dados. A produção intelectual revela certa regularidade no volume e na diversidade dos temas na maioria dos programas. A despeito dos avanços e desafios, o período examinado revelou que o corpo docente atuante na região tem empreendido esforços para o crescimento social, científico, tecnológico e educacional com vistas ao desenvolvimento e à diminuição das desigualdades regionais.

Palabras clave : Educação; Produção Intelectual Docente; Região Norte do Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )