SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Vibrant power, vibrant subjectivities: A storytelling approach to the study of power in educationTheoretical and conceptual foundations of the research in social practices and educatives processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

MONTEIRO, Sandrelena. Tempo e diferenças: um diálogo possível entre Elias, Piaget e Bergson. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.31-39. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.04.

Este artigo objetivou criar um cenário propício para um diálogo entre Elias, Piaget e Bergson, tendo como pano de fundo a discussão sobre o tempo e as diferentes temporalidades constitutivas do ser humano. Elias apresenta uma abordagem sociológica que nos convida a pensar o tempo enquanto um instrumento do mecanismo civilizatório. Em Piaget, temos uma abordagem psicogenética, que nos ajuda a pensar não apenas nas estruturas mentais necessárias à construção da noção de tempo, mas em possíveis implicações da mesma no desenvolvimento infantil. Bergson traz uma leitura filosófica, problematizando a ideia de tempo matematizado como sendo o único tempo possível ao ser humano, apresenta a noção de duração e a possibilidade de aproximação com a experiência temporal do ser em sua integralidade. O diálogo entre esses três autores aponta para uma possibilidade de interação, a partir da variável tempo, convergindo para uma concepção de educação integral.

Keywords : Tempo; Diferenças; Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )