SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Poder vibrante, vibrantes subjetividades: a abordagem de contação de histórias (storytelling) no estudo do poder na educaçãoFundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MONTEIRO, Sandrelena. Tempo e diferenças: um diálogo possível entre Elias, Piaget e Bergson. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.31-39. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.04.

Este artigo objetivou criar um cenário propício para um diálogo entre Elias, Piaget e Bergson, tendo como pano de fundo a discussão sobre o tempo e as diferentes temporalidades constitutivas do ser humano. Elias apresenta uma abordagem sociológica que nos convida a pensar o tempo enquanto um instrumento do mecanismo civilizatório. Em Piaget, temos uma abordagem psicogenética, que nos ajuda a pensar não apenas nas estruturas mentais necessárias à construção da noção de tempo, mas em possíveis implicações da mesma no desenvolvimento infantil. Bergson traz uma leitura filosófica, problematizando a ideia de tempo matematizado como sendo o único tempo possível ao ser humano, apresenta a noção de duração e a possibilidade de aproximação com a experiência temporal do ser em sua integralidade. O diálogo entre esses três autores aponta para uma possibilidade de interação, a partir da variável tempo, convergindo para uma concepção de educação integral.

Palavras-chave : Tempo; Diferenças; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )