SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Tempo e diferenças: um diálogo possível entre Elias, Piaget e BergsonFormação de educadores de infância em Portugal e professores de educação infantil no Brasil: aproximações e distanciamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

TAFURI, Diogo Marques  e  GONCALVES-JUNIOR, Luiz. Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.40-49. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.05.

O presente artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento da discussão teórico-conceitual realizada acerca da pesquisa em práticas sociais e processos educativos, situando-a no âmbito dos estudos acadêmicos da área da Educação. Por meio da realização de revisão bibliográfica, abarcando textos de Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel, Maurice Merleau-Ponty e Boaventura de Sousa Santos, buscamos ampliar nossa compreensão acerca de aspectos conceituais que emergem como elementos constitutivos das duas categorias analíticas centrais desta perspectiva epistemológica de pesquisa em Educação, a saber: práticas sociais e processos educativos. Para tanto, discutimos tais categorias e argumentamos a favor de tomarmos as práticas sociais vivenciadas cotidianamente pelos seres humanos enquanto práxis essencialmente intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social.

Palavras-chave : Processos Educativos; Práticas Sociais; Pesquisa Em Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )