SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativosSaber profissional docente: autoridade ao espelho da autonomia na escola contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

GOMES, Marineide Oliveira. Formação de educadores de infância em Portugal e professores de educação infantil no Brasil: aproximações e distanciamentos. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.50-59. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.06.

O texto buscou identificar aproximações e distanciamentos sobre a formação de professores para a atuação com crianças pequenas em creches e pré-escolas, por meio de revisão de literatura, análise documental e entrevistas sobre a formação de educadores de infância em Portugal e no Brasil. As conclusões indicam que as descontinuidades das políticas públicas para o ensino superior nas últimas décadas, naquele país, representaram rupturas com relação à formação anterior, em que havia especificidade na formação profissional, com consequências na qualidade formativa. Aproximamo-nos da situação portuguesa no que se refere às perspectivas de formação de professores para a atuação com crianças pequenas em ambientes institucionais (formação genérica e pouco especializada) e nos distanciamos no que diz respeito ao atendimento pleno do direito à educação das crianças de 0-3 anos em creches, situação que se traduz nos programas de formação inicial de educadores de infância em Portugal.

Palavras-chave : Formação de Professores de Educação Infantil (Brasil); Formação de Educadores de Infância (Portugal); Cursos de Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )