SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Formação de educadores de infância em Portugal e professores de educação infantil no Brasil: aproximações e distanciamentosA integração curricular de cursos de licenciatura: a percepção dos acadêmicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

CORTIZO, Telma Lima; FERREIRA, Elisabete Soares  e  FARIAS, Maria de Lourdes Soares Ornellas. Saber profissional docente: autoridade ao espelho da autonomia na escola contemporânea. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.60-69. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.07.

Este artigo objetiva analisar o saber profissional docente tendo como referente a autoridade interrogada ao espelho da autonomia. Nesse meandro, em que entra em curso a liquidez (Bauman, 2001), a crise da educação (Arendt, 2011) e o processo de dessimbolização geracional (Dufour, 2005), problematiza-se: Como tem sido constituído o saber profissional dos professores? Quais são os referentes da autoridade e da autonomia que atravessam o agir docente? Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como dispositivos de coleta de dados as observações e a entrevista com três professores de uma escola pública. Os professores desejam a autoridade docente, mas acabam por experimentar a cedência à autoridade possível que se vive na escola. Conclui-se, então, que a dimensão política tem vindo a fragilizar-se nos discursos sobre autonomia e autoridade docente e, consequentemente, nas questões de desenvolvimento do saber profissional.

Palavras-chave : Saber Profissional Docente; Autoridade; Autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )