SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Curricular integration of teaching education courses: students perceptionsActions of the municipal public schools in the west mesoregion of Santa Catarina for the quality of basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

BISPO, Joelma Gomes de Oliveira  and  SOARES, Sandra Regina. O papel da escola básica na formação inicial de professores: representações de docentes universitários. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.81-89. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.09.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi conhecer as representações de professores de um curso de Pedagogia acerca da relação entre a teoria trabalhada na formação inicial de professores e a prática profissional. O estudo de natureza qualitativa contou com a participação de cinco sujeitos, docentes de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Os dados foram obtidos mediante a técnica da entrevista semiestruturada e foram tratados de acordo com a análise de conteúdo do tipo temática (Bardin, 1977). Dentre os principais achados, destacam-se a concepção de escola como espaço de mera experimentação da docência, portanto, de aplicação das teorias ensinadas na universidade, e a percepção de que a articulação entre o ensino e o contexto da prática profissional é responsabilidade específica do componente Pesquisa e Estágio.

Keywords : Formação Inicial; Relação teoria e Prática; Contexto Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )