SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A integração curricular de cursos de licenciatura: a percepção dos acadêmicosAções de escolas da rede pública municipal da mesorregião do oeste de Santa Catarina em prol da qualidade do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

BISPO, Joelma Gomes de Oliveira  y  SOARES, Sandra Regina. O papel da escola básica na formação inicial de professores: representações de docentes universitários. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.81-89. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.09.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi conhecer as representações de professores de um curso de Pedagogia acerca da relação entre a teoria trabalhada na formação inicial de professores e a prática profissional. O estudo de natureza qualitativa contou com a participação de cinco sujeitos, docentes de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Os dados foram obtidos mediante a técnica da entrevista semiestruturada e foram tratados de acordo com a análise de conteúdo do tipo temática (Bardin, 1977). Dentre os principais achados, destacam-se a concepção de escola como espaço de mera experimentação da docência, portanto, de aplicação das teorias ensinadas na universidade, e a percepção de que a articulação entre o ensino e o contexto da prática profissional é responsabilidade específica do componente Pesquisa e Estágio.

Palabras clave : Formação Inicial; Relação teoria e Prática; Contexto Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )