SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O papel da escola básica na formação inicial de professores: representações de docentes universitáriosLivro didático de história, entre conteúdos e epistemologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

RIOS, Mônica Piccione Gomes; TREVISOL, Maria Teresa Ceron  y  SOPELSA, Ortenila. Ações de escolas da rede pública municipal da mesorregião do oeste de Santa Catarina em prol da qualidade do ensino fundamental. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.90-101. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.10.

O presente trabalho refere-se a uma dimensão do Projeto “Indicadores de qualidade do ensino fundamental na mesorregião Oeste de Santa Catarina: estratégias e ações na rede pública municipal de ensino (2010-2014)”. Apresentam-se as ações em prol da melhoria dos processos do ensino e da aprendizagem relacionadas com sete dos dezoito municípios pesquisados. Com base na abordagem qualitativa, foram analisadas as respostas das entrevistas, que tiveram como sujeitos os gestores escolares e os professores de Língua Portuguesa e Matemática cujos alunos foram participantes da Prova Brasil 2009. Constatou-se que, salvaguardando as especificidades de cada município, o resultado do IDEB gera ações na direção da melhoria da qualidade educativa.

Palabras clave : IDEB; Gestão Escolar; Processos do Ensino e da Aprendizagem; Políticas Públicas de Avaliação; Qualidade da Educação Básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )