SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Ações de escolas da rede pública municipal da mesorregião do oeste de Santa Catarina em prol da qualidade do ensino fundamentalProblematizando “toda forma de amor”: a visibilidade de grupos minoritários na publicidade de O Boticário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

GERMINARI, Geyso D.  e  MOURA, Anderson Fagundes de. Livro didático de história, entre conteúdos e epistemologia. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.102-110. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.11.

Este artigo propõe uma análise sobre a estrutura epistemológica dos conteúdos de livros didáticos de história (movimentos sociais) aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2010 a partir da perspectiva teórico-metodológica desenhada pelo historiador e filosofo alemão Jörn Rüsen, quando discute a possibilidade da produção de um livro didático de história ideal. A pesquisa vincula-se aos estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, cujas investigações preocupam-se com as relações entre epistemologia da História e o ensino de História na educação básica. Os resultados apontam para a potencialidade das narrativas históricas de livros didáticos para o campo de pesquisa em ensino de História, bem como indicam a relevância desses materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem de História.

Palavras-chave : Livro Didático; Conteúdo; Epistemologia da História.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )