SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A intersetorialidade nas políticas brasileiras de educação: a articulação setorial no Programa Saúde na EscolaGestão do sistema municipal de educação: a experiência de Fortaleza em foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SCAFF, Elisangela Alves da Silva. Estado, Mercado e Educação: arranjos e tendências. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.146-154. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.03.

O presente artigo objetiva apontar e discutir as formas de privatização evidenciadas nas relações que se estabelecem entre Estado, mercado e educação no contexto da educação básica brasileira. Para tanto, realizou-se o levantamento de teses e dissertações sobre essa temática, defendidas nos programas de pós-graduação brasileiros, no período de 2000 a 2012. O estudo foi pautado pela análise de conteúdo baseada em categorias temáticas, quais sejam: Estado, mercado e educação; privatização da/na educação; quase-mercado educacional; gerencialismo e/na/da educação. O estudo evidencia a predominância de parcerias público-privadas como principais formas de privatização no contexto da educação básica brasileira, materializadas pela venda de melhorias para as escolas e redes de ensino e pelas parcerias com o terceiro setor. Circunscritas no âmbito da privatização endógena, esse desenho se caracteriza pela incorporação, pelos setores públicos, de práticas originárias do mercado.

Palabras clave : Parcerias Público-Privadas; Política Educacional Brasileira; Estado; Mercado e Educação; Privatização da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )