SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2State, Market and Education: Arrangements and tendenciesRelationship between the quality of the work of the multidisciplinary team and the theoretical expertise about distance education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ANDRADE, Edson Francisco. Gestão do sistema municipal de educação: a experiência de Fortaleza em foco. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.155-163. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.04.

No presente artigo, problematizamos o discurso do empoderamento local na conjuntura de criação do sistema próprio de educação no município de Fortaleza (CE), Brasil. Tomando-se por base a teoria de Análise do Discurso como aporte metodológico, evidenciou- -se, por um lado, o impacto da criação do sistema como impulso à vivência de experiências democráticas. Por outro lado, também se verifica o interesse da governança municipal pela implantação da gestão sistêmica como condição para a reedição de práticas da barganha política na administrativa pública. Em face desse paradoxo, tecemos considerações na perspectiva de fomentar possibilidades à democratização da gestão educacional nessa municipalidade.

Keywords : Autonomia; Poder Local; Gestão da Educação no Município; Discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )