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Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

ANDRADE, Edson Francisco. Gestão do sistema municipal de educação: a experiência de Fortaleza em foco. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.155-163. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.04.

No presente artigo, problematizamos o discurso do empoderamento local na conjuntura de criação do sistema próprio de educação no município de Fortaleza (CE), Brasil. Tomando-se por base a teoria de Análise do Discurso como aporte metodológico, evidenciou- -se, por um lado, o impacto da criação do sistema como impulso à vivência de experiências democráticas. Por outro lado, também se verifica o interesse da governança municipal pela implantação da gestão sistêmica como condição para a reedição de práticas da barganha política na administrativa pública. Em face desse paradoxo, tecemos considerações na perspectiva de fomentar possibilidades à democratização da gestão educacional nessa municipalidade.

Palabras clave : Autonomia; Poder Local; Gestão da Educação no Município; Discurso.

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