SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Gestão do sistema municipal de educação: a experiência de Fortaleza em focoEscolas vizinhas, desempenho e composição socioeconômica desiguais: investigando a desigualdade escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

MARTINS, Ronei Ximenes; CRUZ, Sayonara Ribeiro Marcelino  y  SAHB, Warlley Ferreira. Relação entre a qualidade do trabalho da equipe multidisciplinar e o domínio conceitual sobre educação a distância. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.164-173. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.05.

Considerando que a equipe multidisciplinar interfere na qualidade dos cursos a distância, o artigo apresenta o diagnóstico sobre esses profissionais quanto à compreensão conceitual da Educação a Distância (EaD), bem como sua relação com a rotina de trabalho. Participaram da pesquisa qualitativa 27 funcionários do centro de educação a distância de uma universidade pública. Foi aplicado um questionário com sete itens discursivos relacionados ao trabalho diário dos participantes. Depois, realizaram-se entrevista dialogada e um seminário, para debate dos resultados. Constatou-se que a minoria (37%) compreende plenamente e de forma crítica as especificidades conceituais da EaD, bem como suas relações com o trabalho cotidiano. Verificou-se que isso gerou efeitos negativos na qualidade dos cursos. A investigação demonstrou ser necessário incorporar a verificação do conhecimento conceitual aprofundado sobre educação a distância nos processos de admissão e nas estratégias de formação desses profissionais.

Palabras clave : Gestão Educacional; Avaliação Diagnóstica; Equipe Multidisciplinar; Educação a Distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )