SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Relationship between the quality of the work of the multidisciplinary team and the theoretical expertise about distance educationThe effects of certification by ENEM in education and in the teaching and learning processes in Young Adults and Adults Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ALMEIDA, Luana Costa. Escolas vizinhas, desempenho e composição socioeconômica desiguais: investigando a desigualdade escolar. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.174-185. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.06.

O presente artigo é fruto de pesquisa financiada pela FAPESP e problematiza a desigualdade escolar tomando uma de suas possíveis facetas: a distribuição de alunos entre escolas vizinhas. Discute a questão trazendo para a análise das desigualdades educacionais a segregação escolar e a possibilidade de escolha da escola pelas famílias. Metodologicamente, dialoga com autores que tratam do assunto e utiliza o mapeamento de escolas vizinhas da rede pública do município de Campinas (SP), cruzando informações de desempenho no IDEB e da composição socioeconômica das famílias de cada escola. O percurso empreendido permite avançar metodologicamente na investigação de fatores associados à desigualdade educacional, a partir da discussão da distribuição desigual de matrículas entre escolas vizinhas, trazendo evidências diretas e indiretas sobre a segregação escolar e a escolha da escola.

Keywords : Desigualdade Educacional; Escolha de Escola; Segregação Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )