SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Relação entre a qualidade do trabalho da equipe multidisciplinar e o domínio conceitual sobre educação a distânciaOs efeitos da certificação pelo ENEM no ensino e nos processos de ensinar e de aprender na Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

ALMEIDA, Luana Costa. Escolas vizinhas, desempenho e composição socioeconômica desiguais: investigando a desigualdade escolar. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.174-185. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.06.

O presente artigo é fruto de pesquisa financiada pela FAPESP e problematiza a desigualdade escolar tomando uma de suas possíveis facetas: a distribuição de alunos entre escolas vizinhas. Discute a questão trazendo para a análise das desigualdades educacionais a segregação escolar e a possibilidade de escolha da escola pelas famílias. Metodologicamente, dialoga com autores que tratam do assunto e utiliza o mapeamento de escolas vizinhas da rede pública do município de Campinas (SP), cruzando informações de desempenho no IDEB e da composição socioeconômica das famílias de cada escola. O percurso empreendido permite avançar metodologicamente na investigação de fatores associados à desigualdade educacional, a partir da discussão da distribuição desigual de matrículas entre escolas vizinhas, trazendo evidências diretas e indiretas sobre a segregação escolar e a escolha da escola.

Palabras clave : Desigualdade Educacional; Escolha de Escola; Segregação Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )