SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Escolas vizinhas, desempenho e composição socioeconômica desiguais: investigando a desigualdade escolarCulturas musicais religiosas: problematizações sobre o ensino de música nas escolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SILVA, Simone Gonçalves da  e  HYPOLITO, Alvaro Moreira. Os efeitos da certificação pelo ENEM no ensino e nos processos de ensinar e de aprender na Educação de Jovens e Adultos. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.186-194. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.07.

O artigo analisa os impactos da certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ensino e nos processos de ensinar e de aprender na Educação de Jovens e Adultos. A discussão teve como fundamentação teórica os estudos de autores como Michael Apple, Stephen Ball, Leôncio Soares e outros pesquisadores, que são referência no campo da sociologia em educação e das políticas educacionais, currículo, trabalho docente e educação de jovens e adultos. Esse referencial foi utilizado como subsídio para a discussão de uma das temáticas encontradas: o ensino e os processos de desqualificação e de desvalorização do aprender e do ensinar. Percebeu-se que essa política educacional para a educação de jovens e adultos vem disseminando sentidos e significados de responsabilização acerca do que é ensinar e aprender, e podem alterar a constituição das práticas curriculares e da organização no trabalho docente na educação de jovens e adultos.

Palavras-chave : ENEM; Educação de Jovens e Adultos; Políticas Educacionais; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )