SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The effects of certification by ENEM in education and in the teaching and learning processes in Young Adults and Adults EducationChanges in the professional profile of art teachers in Paraná State, Brazil (1949-1976) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

RECK, André Müller  and  LOURO, Ana Lúcia. Culturas musicais religiosas: problematizações sobre o ensino de música nas escolas. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.195-202. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.08.

Tendo como base a concepção de educação multicultural na contemporaneidade face à obrigatoriedade do ensino de música no ensino curricular das escolas brasileiras, o texto procura discutir aspectos relacionados com as culturas musicais religiosas. Algumas linhas teóricas em educação musical, informadas pelo olhar do cotidiano musical dos alunos, têm debatido os desafios e as possibilidades de um ensino de música plural e aberto às diferentes formas de produzir, circular e consumir música(s). As questões aqui abordadas tratam de uma reflexão teórica sobre as possíveis tensões do ensino de música na escola, tendo em vistas as especificidades das culturas religiosas e de suas práticas e vivências musicais.

Keywords : Educação Musical; Culturas Musicais; Religião.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )