SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Os efeitos da certificação pelo ENEM no ensino e nos processos de ensinar e de aprender na Educação de Jovens e AdultosMudanças no perfil profissional dos professores de arte no Paraná (1949-1976) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

RECK, André Müller  y  LOURO, Ana Lúcia. Culturas musicais religiosas: problematizações sobre o ensino de música nas escolas. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.195-202. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.08.

Tendo como base a concepção de educação multicultural na contemporaneidade face à obrigatoriedade do ensino de música no ensino curricular das escolas brasileiras, o texto procura discutir aspectos relacionados com as culturas musicais religiosas. Algumas linhas teóricas em educação musical, informadas pelo olhar do cotidiano musical dos alunos, têm debatido os desafios e as possibilidades de um ensino de música plural e aberto às diferentes formas de produzir, circular e consumir música(s). As questões aqui abordadas tratam de uma reflexão teórica sobre as possíveis tensões do ensino de música na escola, tendo em vistas as especificidades das culturas religiosas e de suas práticas e vivências musicais.

Palabras clave : Educação Musical; Culturas Musicais; Religião.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )