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Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SILVA, Rossano  y  VAZ, Adriana. Mudanças no perfil profissional dos professores de arte no Paraná (1949-1976). Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.203-212. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.09.

O presente artigo discute a formação de uma classe profissional de professores de arte a partir da transição do Curso de Artes Plásticas na Educação (CAPE) para a Licenciatura em Educação Artística vinculada à Faculdade de Educação Musical do Paraná (FEMP). Tal mudança significou a alteração de um curso de aperfeiçoamento destinado aos egressos do curso normal para uma formação em nível superior, especializada no ensino de arte - Licenciatura em Educação Artística. Adota como principal referencial teórico Bourdieu (1996) no que diz respeito à profissionalização do ensino de arte em Curitiba no final da década de 1940. Conclui- se que a nova configuração do ensino de arte é decorrente das condições institucionais para a estruturação do mercado de bens simbólicos em Curitiba, destacando a importância do ensino superior nessa fase inicial de constituição do campo.

Palabras clave : Ensino de Arte; Formação de Professores; História da Educação.

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