SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Mudanças no perfil profissional dos professores de arte no Paraná (1949-1976)Relações entre desenho e escrita no processo de produção textual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

PINHEIRO, Leandro; FISCHER, Maria Clara Bueno  y  CARGNIN, Daiana Rozi Mello. Usos de imagens fotográficas em pesquisa sobre saberes do trabalho associado. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.213-222. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.10.

Pesquisar saberes do trabalho é um desafio devido, entre outros aspectos, à dificuldade de o(a) trabalhador(a) falar sobre seu trabalho. Neste artigo, aborda-se o uso de imagens fotográficas como mediação para investigação sobre saberes do trabalho associado. Apoia-se em teorizações sobre imagens fotográficas em pesquisa e atividade e saberes do trabalho na perspectiva ergológica. Apresenta e analisa os procedimentos metodológicos adotados em pesquisa realizada em uma cooperativa de confecção localizada no sul do Brasil. Conclui que o uso da fotografia como “verossimilhança” acompanhada de explicitação de pontos de vista, a partir de uma experiência de trabalho compartilhada, desempenha papel de mediação relevante para o diálogo sobre saberes do trabalho.

Palabras clave : Saberes do Trabalho; Metodologia de Pesquisa; Fotografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )