SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Usos de imagens fotográficas em pesquisa sobre saberes do trabalho associadoEscrita escolar, ficção e modos de subjetivação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

GOES, Margarete Sacht  y  GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Relações entre desenho e escrita no processo de produção textual. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.223-232. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.11.

Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre desenho e escrita elaboradas por crianças de quatro anos que frequentavam uma instituição de educação infantil. Dialoga com as proposições de base construtivista piagetiana, mas adota uma abordagem sócio-histórica. Para a análise dos dados produzidos, parte dos estudos de Ferreiro e Teberosky, deslocando alguns aspectos conceituais desses estudos para compreender, de acordo com a concepção de linguagem bakhtiniana, o desenho e a escrita em sua dimensão discursiva. Seleciona, para as análises, produções para interlocutores imaginários e finaliza inferindo que a distinção entre desenho e escrita é uma construção escolar, sustentando a tese de que as diferentes linguagens mantêm relações entre si no processo de desenvolvimento infantil.

Palabras clave : Desenho; Escrita; Crianças; Educação Infantil; Produção de Textos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )