SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Usos de imagens fotográficas em pesquisa sobre saberes do trabalho associadoEscrita escolar, ficção e modos de subjetivação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

GOES, Margarete Sacht  e  GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Relações entre desenho e escrita no processo de produção textual. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.223-232. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.11.

Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre desenho e escrita elaboradas por crianças de quatro anos que frequentavam uma instituição de educação infantil. Dialoga com as proposições de base construtivista piagetiana, mas adota uma abordagem sócio-histórica. Para a análise dos dados produzidos, parte dos estudos de Ferreiro e Teberosky, deslocando alguns aspectos conceituais desses estudos para compreender, de acordo com a concepção de linguagem bakhtiniana, o desenho e a escrita em sua dimensão discursiva. Seleciona, para as análises, produções para interlocutores imaginários e finaliza inferindo que a distinção entre desenho e escrita é uma construção escolar, sustentando a tese de que as diferentes linguagens mantêm relações entre si no processo de desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : Desenho; Escrita; Crianças; Educação Infantil; Produção de Textos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )