SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Relações entre desenho e escrita no processo de produção textualCambio y estabilidad en resúmenes de una revista venezolana de educación (1997-2016) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SCHULER, Betina. Escrita escolar, ficção e modos de subjetivação. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.233-242. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.12.

Este artigo parte da área da educação, com atravessamentos na filosofia e na história para pensar as relações entre as práticas de escrita escolares e os modos de subjetivação. Para tanto, empreende-se uma pesquisa bibliográfica analisando-se produções acadêmicas que se debruçaram sobre a escrita escolar e examinando-se nesses materiais a regularidade da escrita operada como expressão/revelação de uma ideia e de si mesmo, como controle dos riscos e operada em certa velocidade. Tais regularidades são marcadas e asseguradas pela perspectiva da vontade de verdade e de um sujeito fundante. Essas práticas discursivas são problematizadas a partir de dois ferramentais analíticos foucaultianos: a ficção e a escrita tomada como técnica de si. Ambos são operados como possibilidades de se tomar a escrita como exercício de pensamento e de si, deslocando-se da escrita como expressão/revelação para a escrita como transformação, em se tratando dos modos de relação que assumimos com nós mesmos.

Palabras clave : Escrita Escolar; Ficção; Subjetivação; Genealogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )