SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Cambio y estabilidad en resúmenes de una revista venezolana de educación (1997-2016)Semeando ideias: os discursos em prol do ensino agrícola no Brasil do final do Império às primeiras décadas da República índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

COSTA, Miguel Ângelo Silva da; SCHMITZ, Zenaide Inês  y  REMEDI, José Martinho Rodrigues. Cartilhas escolares e doutrinação infantil no contexto do Estado Novo (1937-1945). Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.2, pp.252-264. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.212.14.

A partir da relação entre educação e nacionalismo, o propósito deste artigo consiste em colocar em tela o papel das cartilhas escolares enquanto fontes de leitura e de doutrinação infantil no contexto do Estado Novo, assim como a concepção de educação e de infância que delas pode emergir. Em diálogo com o horizonte teórico oferecido por Roger Chartier (1990), sobretudo no que diz respeito às noções complementares de “representações” e “práticas” sociais, o trabalho concentra-se em duas fontes específicas: as cartilhas “Getúlio Vargas para Crianças” e “Getúlio Vargas: O Amigo das Crianças”. Os resultados apontam que, ao veicularem valores, crenças e padrões de comportamento ancorados nos princípios da autoridade, hierarquia, ordem e patriotismo, as cartilhas escolares refletem facetas significativas de um projeto político dedicado a difundir, no imaginário infantil, os princípios básicos da mentalidade que deu suporte ideológico ao regime varguista.

Palabras clave : Cartilhas Escolares; Infância; Estado Novo; História da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )