SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3The obsolescence of the political aspect of the teaching profession and the generative theme author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

OLIVEIRA, Renato José de; IVENICKI, Ana; RIBEIRO, William de Góes  and  GARCIA, Janaína Pires. Contribuições de estratégias didáticas multiculturais e argumentativas para a formação de professores. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.277-285. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.01.

Este artigo defende que a formação de professores pode ser beneficiada pelo olhar multicultural e argumentativo, a partir do qual estratégias didáticas e práticas formativas são valorizadas como meios de promover o diálogo crítico. Na primeira parte, é apontado o debate sobre o multiculturalismo, suas vertentes e seus desdobramentos na educação; a segunda traça articulações entre o multiculturalismo e a Teoria da Argumentação desenvolvida por Perelman e Olbrechts-Tyteca (1999), que preconiza tomar os sujeitos do diálogo como portadores do direito de se colocarem em posições respeitáveis. A perspectiva multicultural é pensada, então, como argumentação para o diálogo das diferenças, o que pode resultar em impactos positivos na didática e nas práticas formativas docentes. O texto apresenta metodologia híbrida, constituída de ensaio teórico, intercalado com ilustrações de estudos práticos que apoiam o argumento central defendido. Desse modo, pari passu à discussão, analisamos pesquisas desenvolvidas em metodologias qualitativas, participantes, que mostram como o enfoque multicultural e argumentativo poderia ser traduzido em experiências didáticas e em práticas formativas docentes, discutindo suas possibilidades e desafios.

Keywords : Práticas Formativas e Estratégias Didáticas Multiculturais; Teoria da Argumentação; Bullying.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )