SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Multicultural and argumentative teaching strategies contributions for teacher trainingTeachers college socialization beginners: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

GHIGGI, Gomercindo; SANTOS, Juliana Batista Pereira dos; CHAVES, Priscila Monteiro  and  ROCHA, Sheila de Fatima Mangoli. A obsolescência do aspecto político da profissão docente e o tema gerador. Educação. UNISINOS [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.286-296. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.02.

A pesquisa teve como objetivo identificar como o Projeto Pedagógico de uma instituição escolar do interior do Rio Grande do Sul oferece subsídios aos seus docentes para seus planejamentos, bem como o modo como é pensado o tema gerador nas suas atividades em sala de aula. Para tanto, por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, foram analisados dois instrumentos: o Projeto Pedagógico da escola e as respostas concedidas pelas docentes. O referencial teórico ancorou-se, mormente, nos preceitos de Paulo Freire. Como conclusão, observa-se que há um esfacelamento da compreensão socioantropológica do tema gerador, que se apresenta como consequência da obsolescência do aspecto político da atividade docente.

Keywords : Projeto Pedagógico; Paulo Freire; Tema Gerador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )